Movimento Escambo invade o interior do Rio Grande do norte
O nome escambo define as transações econômicas em que não se usa dinheiro, sendo então um produto trocado diretamente por outro. É o que acontece modernamente em algumas feiras no Norte da África; no Brasil, ele foi mais freqüente no início da colonização, durante os primeiros contatos dos portugueses com os índios do nosso litoral. Mas o escambo já foi o padrão de negociação, antes que fosse inventada a moeda - que, aliás, surgiu justamente porque um dos lados sempre ficava achando que podia estar sendo passado pra trás pelo outro.
Agora, um escambo em que ninguém engana ninguém, ao contrário, em que todo mundo sai ganhando, é o XXIIIº Escambo Popular Livre de Rua, que acontece de 18 a 21 de abril em Umariza-RN. O Escambo Popular é um movimento de irradiação cultural que reúne grupos de teatro de rua, poetas e artistas populares dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão que desafiam a matemática: eles dividem suas experiências artísticas, culturais, políticas e comunitárias, mas isto em nada os diminui, antes se constitui em algo que vem a somar, pois todos se tornam multiplicadores do visto-ouvido-vivido.
É a primeira vez que o Escambo se realiza em UMARIZAL, cidade 120 km de Mossoró e cerca de
Esta edição o Escambo ofertará ao povo de Umarizal e cidades da região, 22 espetáculos de teatro, 04 de dança, 02 espetáculos de teatro boneco, reisado, exibição de filmes não comerciais, exposição de artes plásticas, 20 vivências oferecidas ao públicos e as os escambistas e palestra-show e vivência com o grande mestre do teatro de rua Amir Haddad. show musical com as Bandas e Reggae A Base da Praia da Redonda e A Cor do Reggae de Icapuí-CE, regional com a Banda Água de Quartinha e Flor de Caktus de Fortaleza-CE, além do inusitado show da Banda do Escambo que resultará da vivência de música durante o XXIII Escambo e contará com a participação de todos os músicos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário