domingo, 21 de setembro de 2008

...Ventos Do Gostoso....


Há um ano atrás, o Bando La Trupe chegava a cidade de São Miguel do Gostoso/RN. Trazendo na bagagem o espetáculo: "Atuação". Foi o Inicio de uma relação não só de trabalho, mais de afetividade, de afinidades e descobertas. Descobrimos que Gostoso não está no nome da cidade atoa. Além do mar mar-a- vilhoso e de sua paisagem onde se mistura o litoral com coisas de sertão. Gostoso está nas pessoas. Nas crianças que por ali brincam de baixo das arvores. Nas conversas das calçadas. Nas aventuras amorosas por detrás dos coqueirais, nos freios de chacô (personagem lendário da cidade que encanta a todos no meio da rua dando freadas e gritando: - Olha o freio!! Tcha côôô). Nas caminhadas de madrugada perto do cemitério para ouvir as almas gritarem ou bradejarem o bicho do dia seguinte. Nos Brincantes de Boi de Reis e Pastoril que preservam e difundem a cultura popular. No espaço TEAR que tece cultura e cidadania com a comunidade e para comunidade.
Pois bem, há um ano aportamos por Gostoso para tecer relações humanas, cultura e cidadania escambiando nossos fazeres e saberes. Esta rede que tecemos e continuamos a tecer, culminou com o espetáculo "Ventos do Gostoso" que reúne textos escambiais de Júnio Santos, Ray lima, Fernando Pessoa, Estórias, Contos e Músicas da comunidade de Gostoso.
A estréia do espetáculo se deu na praia da xepa no dia 10 de dezembro de 2007. A vela da jangada tremulou com as imagens dos depoimentos de pessoas da cidades que contavam suas histórias e as histórias do seu lugar. Depois nosso barco de poesia velejou rumo a Umarizal/RN para o XXIII Escambo Popular de Rua. Foi a primeira vez que os pescadores de sonhos, jogavam suas redes fora da sua comunidade. Longe do mar a primeiro momento. os recém vaqueiros de primeira viajem se sentiram perdido por falta do som costumeiro que os norteiam (o mar). Mas passada a maresia trouxeram em suas redes um cardume de arte.

"Haja vida que dá arte! Haja arte que dá Vida"

Ontem, 21 de dezembro . Os meninos e meninas do Tear, pescadores de sonhos e arte, apresentaram o Espetáculo Ventos do Gostoso mais uma vez para sua comunidade que se encantou, riu, aplaudio e participou do espetáculo.
Essa rede que tecemos e escambamos a cada dia, nos trás esperanças de que podemos ser pessoas melhores, de que podemos estabelecer relações sem explorações. De que podemos "Poematizar o mundo e não problematizar".

O Bando La Trupe se ORGULHA de fazer parte dessa tecelagem e de Escambar por nossos Brasis.

Filippo Rodrigo e Patricia Caetano
Artistas do Bando La Trupe, do Movimento Escambo e do Tear


Nenhum comentário: