quinta-feira, 10 de junho de 2010

V FESTIVAL DOS INHAMUNS - IMPRESSÕES DOS GRUPOS E ARTISTAS



SALVE !!!!
ESTAMOS DISPONIBILIZANDO AS IMPRESSÕES DOS ARTISTAS E GRUPOS QUE PARTICIPARAM DO V FESTIVAL DOS INHAMUNS EM ARNEIROZ - CE. PARA QUE TODOS E TODAS POSSAM CONHECER UM POUCO DO FESTIVAL NA VISÃO DE QUEM PARTICIPOU. 


ENTÃO É ISSO GALERA! QUEM PARTICIPOU PODE ESCREVER QUE PUBLICAREMOS AQUI NO NOSSO BLOG.


INICIAMOS NOSSA RODADA DO FESTIVAL DOS INHAMUNS COM AS PALAVRAS DE JUNIO SANTOS, APROVEITEM!!!

"V FESTIVAL DOS INHAMUNS UMA REALIDADE"

POR JUNIO SANTOS
 
"...A IGNORÂNCIA DO PODER NÃO PODE NOS VENCER..."
 
           Acredito que todos já sabem de cor e salteado o q rolou nos bastidores do V FESTIVAL DOS INHAMUNS. Porém nunca é tarde nem demais  para contar, mesmo que de forma resumida, sobre a tentativa de minar o festival por parte de setores da secretaria estadual de cultura e principalmente do principal gestor da cidade que se tivesse o mínimo de inteligência com certeza não cairia nas conversas, fofocas e intrigas daqueles que dizem ser seus auxiliares e assessres, mais na verdade estão é prejudicando sua administração e a própria relação com o povo de sua cidade. Na secult o impecilho foi detectado e o secretário, não sei se fingindo ñ saber ou de fato não sabendo nada, apresentou sua desculpas e já está tratando de repassar os recursos pra pagar dívidas ainda do quarto festivalo em 2009. E a Prefeitura????

         A prefeitura recebeu oficio do arte jucá, conversou que estaria junto e por tràs nas caladas da noite, fechou uma programação com o Governo do Estado para colocar um programa social de assistencia a politicagem, durante o dia tirando documentos e a noite se transformando em uma sala de cinema climatizada com 400 lugares, usando como espaço o centro da cidade, mesmo local que o festivaql dos inhamuns durante quatro ano e sempre por essa data é realizado. 
        Juro q fiquei em dúvida quando vi a estrtura oficial e as condições que nós tinhamos pra montar circo, palco, som, sem liberação da iluminação pública que pagamos tão caro e tendo que usar um pequeno gerador. Mais, como diz alexandre do vemcávemver de recife, a cidadania estava com o festival, lá era só fachada. O povo veio. em massa. Cercou a roda de rua desde as 16 hs da terça feira dia 02 quando saiu o primeiro cortejo até a entrada da madrugada. Naquela noite começamos a comemorar.Claro que perdemos algumas coisas, como a realização do II Encontro de Teatro de Rua do Ceará que no ano passado tinha tirado como proposta serv realizado sempre no festival dos inhamuns, mais ñ aconteceu? não houve mobilização? Ausencia da SECULT q o ano passado apoio, deu um onibús? o boato de que estava decidido que o encontro será no festival de guaramiranga? sei lá. Isso td passou. O Festival dos inhamuns confirmou seu vaLOR E RESPEITO junto com a comunidade e com artistas e grupos que mesmo ameaçado de q não teriam cachê não mediram tempo nem esforço e se integraram de corpo e alma ao festival.
          Como essa é a bola da vez, conclamo tds os companheiros q estiveram no V Festival dos Inhamuns a escreverem sobre suas vivências, sobre o que vimos e aprendemos com tantos e tantos espetáculos artísticos feitos por artistas com testa e dente, bumbum pra trás, nariz pra frente e assim mesmo todos com cara de gente!

Nenhum comentário: