segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobre Os Patos Mojados


O Grupo...

A Companhia Pato Mojado de Teatro e Circo, surge da necessidade de remontar, redescobrir o teatro de rua, utilizando-se de varias estéticas e formas para criar sua própria linguagem. A partir daí tivemos a possibilidade de trabalhar, nos mais diversos espaços (feiras, ruas, teatros, praças, hospitais, parques, clubes, escolas, bares, prisões) sejam eles, públicos ou privados.
Nosso teatro se baseia na relação direta com o publico, estimulando o pensamento critico social através dos conflitos perpetuados pelos atores-palhaços. Temos tomado o antagonismo como fundamento do nosso trabalho:
O Augusto e Branco, (tipos de palhaços de circo), Pantaleão e Arlequim (personagens da comedia de’larte), mau e bom, alto e baixo, gordo e magro, dando lugar às contradições superando os estereótipos sociais, gerando momentos de humor, disparates, absurdos buscando sempre a interação com o espectador.
Nosso trabalho tem como grande objetivo chegar a todo tipo de publico, por sermos consciente das grandes diferenças e enormes fissuras socioculturais. Por isso decidimos que nossa arte busca a simplicidade e a verdade para se comunicar. Assim, nossos palhaços se entrelaçam num total desequilíbrio perpetuado com a tradição dos saltimbancos, menestréis e bufões. Estando sempre preparado para ocupar os mais diversos espaços com nossa. “Patologias”, nome dado a todo repertório artístico dos Patos Mojados, porque fazemos um teatro adaptável de rua.


Brasil...
Ao sair de Rosário, no dia 20 de dezembro de 2008, com malas, pernas-de-pau, e mochilas. O grande destino era “O Continente Brasileiro”. O único contato era com o Movimento Escambo Popular Livre de Rua1, que estava para realizar seu encontro em fevereiro de 2009. Com pouco dinheiro em nossa bolsa, adentramos no país “Hermano”... É pela força do trabalho que esta migração se transformou numa temporada da companhia e uma pesquisa teórico - prática da arte popular de rua sul americana. Fizemos apresentações em universidades, escolas de teatro, favelas, pequenas comunidades, escolas, ruas, feiras, e no carnaval… Nada foi fácil, mas tivemos muito prazer.
Nos molhamos com a chuva mas nos secamos com o sol das praias maravilhosas. Nossas roupas e figurinos se desgastaram, nossas malas explodiram de novos fazeres. Nossos pés se incharam na caminhada e pessoas que não nos conhecia abriram portas. Chegamos com o riso e com nosso oficio de ator como passaporte.
Chegou fevereiro e o encontro do escambo começava em Janduís, no coração do RN e nós estávamos no Rio de Janeiro.
Chegaram mais patos (contorcionista, palhaço e pianista) e se foram cada um em sua viajem.
Durante a viajem nos contaram que o “Escambo” é sinônimo de troca, de intercâmbio. Foi então, que nos demos conta que a “estrela”, nosso destino inicial se transformou no motivo desta viajem. Porque temos desejo de trocar e de intercambiar com o povo brasileiro em todas suas formas, com artista e com a rua.
Esta viagem foi literalmente um escambo. Como se diz: “Tardamos Mais Chegamos”… no dia 20 de maio, aportamos em Natal e o Bando La Trupe2 nos recebeu com um giro pelas cidades de Caraúbas, Martins e Umarizal. Esta ultima, podemos trocar com o grupo Arte & Riso. Depois fomos a São Miguel do Gostoso e podemos brincar com a meninada e com todas as pessoas desta cidade maravilhosa.
Hoje 29 de maio de 2009, a Companhia De Teatro E Circo Popular Pato Mojado, tendo percorrido aproximadamente 7.000 mil quilômetros, 25 cidades, 185 apresentações e como diz Roberto Carlos: “… Um Milhões de amigos.”
“O Riso e a arte é a única linguagem em que se comunicam todos os povos do mundo”… e o futebol. Sabemos mais do que nunca, que a cultura e a comunicação estão abaixo do domínio do capital, do poder e das fundações fantasmas, mas mesmo assim as manifestações populares surgem reclamando e reivindicando com força e resistência: UMA CULTURA E COMUNICAÇÃO PARA TODOS E TODAS !!!

_______________________________

1 - MOVIMENTO ESCAMBO POPULAR LIVRE DE RUA - É um movimento de irradiação cultural que reúne grupos, de teatro de rua, poetas, de dança, de capoeira, artistas plásticos e visuais, músicos e artistas populares dos Estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará e de Rosário na Argentina, com o intuito de socializar suas experiências artísticas, culturais, políticas e comunitárias em “uma experiência coletiva de mobilização e organização social e de atuação política em termos regional e local. Um espaço livre de produção de conhecimento e de inclusão social; de inserção do cidadão comum como ator culturalmente independente, animador, praticante e produtor cultural” (Ray Lima). Desde o ano de 1991 que o Movimento existe e resiste no interior do Nordeste, provocando grandes manifestações artísticas, culturais e de cidadania em pequenas cidades, comunidades rurais (sítios e assentamentos) e nas periferias de grandes cidades.
2 – BANDO LA TRUPE – Grupo de teatro formado por artistas/educadores dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Reúne artistas com experiência na área de teatro, música, dança, artes visuais e artes circenses. Trabalhando com base em uma arte livre. Que pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora, sem restrições de classe social, gênero, ou raça. O bando faz parte do Movimento Escambo Popular Livre de Rua e da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR.

Nenhum comentário: