segunda-feira, 22 de março de 2010

XXV Escambo Popular livre de Rua de 15 a 18 de Janeiro de 2010


Estas matérias foram publicadas no ESCAMBIOSE ( Jornal produzido em coletivo por participantes do escambo de forma simultânea a programação).

Escambo em tempo Recorde

À partir de uma demanda do Encontro Arte pra Rua, em Umarizal, em dezembro de 2009, que reuniu vários grupos da região oeste do Rio Grande do Norte, surgiu a idéia de que seria necessário um escambo que pudesse estar refletindo os rumos do movimento em São Miguel do Gostoso.
O XXV Escambo Popular Livre de Rua foi realizado em tempo recorde, em apenas 30 dias, o Grupo Teatro Nos na Rua, de São Miguel do Gostoso, junto com o Bando La Trupe e o Pau e Lata, ambos de Natal, estiveram preparando o espaço para receber escambistas de várias localidades do Nordeste Brasileiro.


CHEGANDO AGORA
(entrevista com artistas que estão vindo ao Escambo pela primeira vez)
Roteiro e entrevista: Josy Dantas
André Luiz Gomes, 44 anos grupo Ciclo Vida
Tomei conhecimento do Escambo no aniversário do Júnio santos em outubro de 2009. Nessa experiência inicial já percebo a interação entre os grupos, os materiais que são circulados, tudo está sendo muito rico para mim. Vim para o escambo pelo intercambio, pela vivência, porque prezo a educação libertadora. E mesmo percebendo que o escambo não fala sobre ela, ele aponta para essa perspectiva, para essa disposição de construir uma intervenção, uma transformação conjunta não só aqui mais no cotidiano. E ai está o grande diferencial do escambo, o fazer conjunto. Aqui tudo é tratado na coletividade. Minha colaboração nesse movimento pode se dá na discussão e na ação da acessibilidade da comunicação e das tecnologias assistivas, na defesa da cultura livre. Considero como mais importante no escambo, o intercambio cotidiano, as trocas de conhecimentos adquiridos no coletivo.
Benedito Roberto dos santos ribeiro – Sorriso, 21 do grupo PAJEARTE de Itapajé-CE
A primeira vez que ouvi falar do escambo foi através do meu professor de teatro, Serginho. Foi através dele que comecei a fazer arte popular. Ai eu gostei, me interessei, deixei de ser ao leu, sem rumo na vida. O Serginho me falou do escambo como se dá uma notícia feliz, me deixou babando. Para mim está no escambo é uma conquista, está sendo fantástico. Estou tendo a oportunidade de conhecer outras culturas, outros tipos de arte. Não conhecia o grafiti, o áudio e vídeo eu nem sabia o que era. Vim com o pessoal no ônibus, todos motivados, contando suas histórias. Cheguei cansado, mas logo a turma abriu uma roda de percussão, participei da capoeira, do cortejo, disse um poema no escambar, estou vendendo cordel e dando um apoio na cozinha, minhas mãos só têm cheiro de alho. Vejo o Escambo como um movimento que reconhece a arte que você faz. Aqui você aprende várias linguagens com várias experiências. Essa junção lhe dar uma emoção maior, uma possibilidade maior. O mais legal do escambo é a união, o respeito que os artistas têm uns pelos outro.
Ana Terra Lima, 8 anos – Grupo Caricultura – Assentamento Barra do Leme - Pentecoste – CE
Fiquei sabendo do escambo nas reuniões que fazemos na escola. Aqui estou aprendendo muito, estou aprendendo mais sobre poesia, sobre malabares e conversado com as pessoas. Vim para o escambo para aprender mais atividades. Assisto os espetáculos, apresento no meu grupo, faço parte da equipe da limpeza, brinco,durmo na escola e participo das oficinas. Eu espero que o escambo melhore a apresentação do meu grupo e que todos tenham saúde.
Michel Anderson, 22 anos – Grupo arraia da juventude – Porta Alegre – RN
A notícia do escambo me chegou através de Júnio Santos e Catarina, que estiveram fazendo um trabalho em Porta Alegre, e disseram quanto seria bacana se participássemos. Eu me interessei muito e estou aqui. Vim pela curiosidade, queria saber que movimento era esse. Cheguei ontem tarde da noite, muita coisa já havia acontecido. Participei do escambar, vi os grupos se superando, os artistas se superando. Quero conhecer os grupos, ver os espetáculos, participar das oficinas, que são fantásticas. Quero levar o Escambo para minha cidade, um movimento para Porta Alegre. O que estou percebendo de mais interessante é que aqui não tem competitividade, tem grupos de vários locais, há integração, ninguém quer ser melhor que ninguém, todos querem fazer amigos. Aqui só não aprende quem não quer. O mais positivo no escambo é o contato com a arte, com a cultura, tudo é uma oportunidade de interação, um incentivo a mais. O que eu posso dizer para as outras pessoas é: quer ter cultura? Participe do escambo!


Circul’arte Na Rua

De todos os cantos para São Miguel
Nas estradas a viajar...
Eu vejo a vida revelar suas cores
Então começo a pensar...

Que quando a arte é filtrada e enquadrada
Por uma janela...
Eu não a vejo, dou sinal e vou pra rua
Me encontrar com ela...

Pois é na rua que se faz o samba
Abre-se uma roda para uma ciranda
Tambores tocam um maracatu
Frevo, baião, afoxé, lundu...

Pois é na rua onde nasce a arte
Mãos que constroem grafitam a cidade
Escuta’aí que eu vou escambar
E te convido pro teatro de rua...
Teatro popular

Djaci José


Por: Tatiane Tenorio

Nenhum comentário: